A utilização de máscara, quando tal for indicado, poderá passar a ser um hábito nos postos de trabalho ou no nosso dia-a-dia.
No entanto, a única forma de a utilização de máscara respiratória, seja ela FPP2, FPP3, cirurgia ou social, ser eficaz na prevenção do contágio e transmissão de COVID19 é o cumprimento de uma série de regras de auto proteção.
- Antes de manusear máscara, ou depois de a retirar, deve realizar a desinfeção da mãos com uma solução alcoólica ou com água e sabão.
- Nunca deve tocar com as mãos na parte da frente da máscara enquanto a coloca, a usa, ou a retira.
- Remova sempre a máscara retirando os atilhos ou elásticos que a seguram.
- Uma máscara de uso único deve ser eliminada corretamente. No caso de utilização fora de uma unidade de saúde, a máscara deve ser colocada dentro de saco de plástico próprio, selado com um nó, e só depois colocado no lixo. Este procedimento ajuda a proteger os profissionais que vão manusear o seu lixo.
- Sempre que uma máscara esteja húmida deve ser trocada.
- Não reutilize máscaras de uso unitário.
A Direção Regional de Saúde emitiu recentemente a circular informativa nº 33 que estabelece os tipos de atividade profissionais e os modos de utilização de máscara nos postos de trabalho.
Relembramos que mantemos o acompanhamento da pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2 no site da PSS.
Mantemo-nos disponíveis para apoio não presencial, através do contact center online, do telefone 296 098 530 ou através do email geral@pss-sst.pt.